Vírgulas e Vírgulas...



 Escrito por Wesley Asimov
  

    Costumamos muito usar as vírgulas como se já fosse automático escrever dessa forma, mas já parou para pensar em como elas se comportam dentro de uma frase? Pode parecer estranho caçar uma definição própria para isto, entretanto, elas podem se definir em pausas significativas que melhoram a estrutura do que foi escrito. Desse modo, essas pausas são colocadas a fim de melhorar a experiência na leitura.

    Note que ao inserir uma vírgula, o leitor consegue seguir calmamente o texto, e isso é o que podemos chamar de “pausa para respirar”. Caso você escreva uma coisa má estruturada e desconexa, consequentemente quem espera ler uma coisa clara só irá tropeçar nas palavras, sendo interrompido inclusive por pausas destinadas a compreender o que está escrito (e mais ainda caso houver outros erros no meio).

    Conclui-se, então, que as vírgulas organizam a frase em camadas para que a leitura fique clara e objetiva, aderindo tranquilidade ao seu leitor para conferir melhor os detalhes e prosseguir para outra parte com calma.

    Quer fazer um teste quanto à coerência de suas pausas textuais? pratique a ancestral arte da locução, leia seu texto em voz alta e interprete-o, é a melhor maneira de se olhar claramente a naturalidade e frequência das pausas. Chega um momento, se praticando isto corriqueiramente, que você já pensa em como ficaria o seu texto quando lido em voz alta antes mesmo de começar a escrever. Claro que não é o segredo mágico para um texto coerente e belo, mas pode ajudar muito. 

    Treinar a fluência de um texto oralmente não é apenas um ótimo método de correção, mas um ótimo exercício terapêutico, afinal, deslocamos a mente para dentro do texto, afim de interpretá-lo.

    Por muitas vezes é possível confundir que o ponto final também tem o mesmo valor de vírgula, mas na verdade ele encerra uma ideia que você quis passar ou quando deseja encerrar algo a fim de iniciar uma coisa nova no mesmo parágrafo, sendo definido como uma pausa maior. Atente-se ao detalhe de que as vírgulas também estarão dentro de um texto com as pontuações, mas fazendo outro tipo de papel.

    Escrever corretamente não é apenas questão de embelezar o conteúdo, mas sim de saber organizar as pontas para conectar tudo, e colocar vírgulas demais afeta seu texto de modo que polui as informações contidas nele. Se é uma ideia que você quer passar, use menos palavras e sintetize o conteúdo, pois será claro e direto. Também há uma certa dica de que não se deve ultrapassar o limite de até três vírgulas dentro de uma mesma frase, mas uma quarta vírgula pode no mínimo ser usada caso necessário. Se olharem em livros com escrita mais atual, é possível notar como os autores variam o uso delas entre duas ou três apenas.

    Imagine escrever: “Precisamos, portanto, então, fazer isto, caso contrário, tais eventos serão problemáticos, porque, ademais, cenouras são fofas."

    Se você viu no exemplo o quanto incomoda ter vírgulas perdidas pra lá e pra cá, ficou possível absorver esse conhecimento. Parece bastante o tipo de professor que fala uma coisa e anda em círculos, apenas enrolando sem ir direto ao ponto. Seja suave e reto na sua escrita.
 
 Fonte da imagem: Screengrab from YouTube channel ChilledCow

Comentários

Postagens mais visitadas