Lançamento do livro “Amplitude Modulada – Os locutores e o rádio de Caruaru”


Trilogia de livros de Edson Tavares busca resgatar histórias fantásticas que não podem ser esquecidas




Foto: Marvin Zenit

Escrito por Iuri N. Amorim 



    Típico de alguém que zela pela sua arte, o ato de ouvir histórias inquieta os bons escritores, contar narrativas inéditas é, sem dúvidas, uma proposta interessante. Contudo, Edson Tavares, professor de Letras e estudante do curso de Jornalismo na UEPB, diz que sua obra tem a proposta de ir mais além.



    No dia 27 de Março de 2019, o professor recebia no auditório da difusora de Caruaru, os usufrutos de seu primoroso trabalho, “Amplitude Modulada – Os locutores e o Rádio de  Caruaru”. “Esse projeto, teve um aspecto especial, pois é o primeiro que faço fora da Universidade. É um projeto pessoal, está ligado ao meu emocional, a subjetividade, e ao tempo da adolescência quando eu ouvia o rádio”, disse Tavares em entrevista ao nosso grupo.

Fotografia: Marvin Zenit

    Os três volumes da obra, contam desde a explicação das primeiras frequências de ondas hertzianas, até as entrevistas com os mais de 260 locutores que passaram pela Rádio Difusora de Caruru. Mas não para por aí. O livro dispõe de uma gama de narrativas (muitas vezes impactantes) sobre os Radialistas, buscando um equilíbrio entre a informação, a história, e situação daqueles personagens. “Eu estou contando histórias, é um livro Biográfico...ou melhor, multibiográfico. Escrever para mim foi emoção pura! eu escutei histórias, como a de Agenor Farias, e tive que segurar minhas lágrimas, então tentei passar para o livro essa emoção”.


    O trabalho de pesquisa para a realização do produto final contou com nomes que em algum momento de suas vidas, passaram pela rádio de Caruaru independentemente de onde vieram, ou para onde foram depois. Exemplos disso são os campinenses Clóvis de Melo, Joacir Oliveira, e Bartolomeu Uchoa, os quais se firmaram como locutores na Paraíba, mas migraram para o Pernambuco, e casos como o de Célio Magno, que Caruaru “exportou” para Campina Grande.

    Tavares também publicou outras obras, dentre elas estão listadas “Nítidos como um girassol”, “Avaníssima – A vida de uma estrela”, e o livro de contos “outra história da mesma coisa”, mas quando fora perguntado sobre a que molde de escrita o Amplitude Modulada se assemelhava (em comparativo com suas obras anteriores), o professor diz que o livro é único: “Eu não sei se poderia fazer uma classificação nesses moldes. E eu espero que não tenha que fazer! Não quero ser um daqueles escritores que segue esse ou aquele formato”, Explicou.

Fotografia: Marvin Zenit
  Edson diz, que a ideia de escrever o Amplitude Modulada já era antiga, e que duas razões principais definiram o momento de fazer isso “A primeira, de ordem técnica, é essa migração do AM para o FM, é o final de uma era! Era essa que em Caruaru teve uma importância muito grande na divulgação da cidade, então esse final da Amplitude Modulada merecia uma história”, falou com uma certa nostalgia. “Já a segunda, que é uma razão mais sentimental, foi a morte de Giovani Rosendo, que é um dos maiores ícones da radiofonia caruaruense, o mesmo morreu praticamente abandonado. Eu senti, quando ele faleceu, que o rádio também estava morrendo assim, esquecido. Eu precisava contar a história dele e de outros radialistas de Caruaru!”.
  
    O livro está disponível na cidade de Campina Grande, na livraria de Marcos (terceiro andar da CIA na UEPB), e em Caruaru, nos seguintes estabelecimentos: Shopping Difusora ( Livraria imperatriz e na cafeteria Bodega João Doutor); Banca Terceiro Mundo, em frente a catedral; Armando Artes Fotográficas, na Rua Porto Alegre, 147, Centro; Na Soparia do Gordo, Avenida Dom Bosco, Bairro Maurício de Nassau; e no Bule de Barro, no polo de Caruaru. O Custo do livro é de 90 R$, e contém o Box completo com as três edições.

Comentários

Postagens mais visitadas